Mais de 2,7 mil mesários trabalharão domingo em Guarujá

Domingo será dia de trabalho para 2.749 mesários que irão trabalhar no 2º turno da eleição para a Prefeitura de Guarujá. E quem está escalado e não poderá comparecer por problemas de saúde deve apresentar atestado médico pra não ter problemas com a Justiça Eleitoral.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), o documento tem que ser levado ao cartório eleitoral ao qual está vinculado para análise do juiz.

Mesários que ficarem mal na véspera da eleição e não comparecerem terão 30 dias, a contar do dia da votação, para justificar a ausência em seu cartório, também levando atestado médico.

Também pode acontecer de o mesário passar mal na seção, enquanto acontece a votação. Nesse caso, o prazo para dizer o que aconteceu à Justiça Eleitoral é de apenas três dias.

Quem não explicar ao juiz o motivo da falta nos prazos receberá multa, sendo aplicada em dobro se houver abandono das atividades durante a votação sem justa causa. O valor da sanção é definido pelo juiz, segundo o TRE-SP.

Trabalhar na eleição não é só obrigação para que as pessoas saibam onde votar. Também há direitos para quem dedica o domingo a colaborar para o andamento das eleições.

Apesar de não serem remunerados, os mesários, convocados ou voluntários, têm direito a dois dias de folga no trabalho e vantagem no desempate em concursos públicos (desde que isso esteja previsto no edital).

Alimentação

Como auxílio-alimentação, os mesários recebem R$ 25,00. Mas, ao contrário do que aconteceu nas outras eleições, só é possível retirar a quantia depois. Ou seja, no dia da votação, o próprio mesário é que deve pagar o almoço.

O reembolso do 2º turno será realizado de 4 a 22 de novembro. Para pedir o dinheiro, basta ir a uma agência dos Correios, com documento de identidade com foto e título de eleitor.

O TRE-SP diz ter mudado a forma de pagamento aos mesários em 2016 por questões de segurança, para que os chefes de cartório não precisem transportar dinheiro em espécie para os locais de votação no dia das eleições.

Os mesários que atuaram no 1º turno também têm até 22 de novembro pra fazer o saque do dinheiro referente à primeira fase das eleições.

Leave a Reply

You can use these HTML tags

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>